sábado, 13 de abril de 2013

CCZ de Indaiatuba contabiliza 476 castrações no primeiro trimestre de 2013





O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses (CCZ) do município de Indaiatuba, Região Metropolitana de Campinas, fechou o primeiro trimestre de 2013 com 476 castrações de cães e gatos. Conforme informou a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, em janeiro foram realizadas 160 cirurgias, em fevereiro, 134, e em março, outras 182 cirurgias. 
Além das castrações, no mesmo período foram realizadas 165 adoções de cães e gatos. O Centro recolheu ainda 51 animais no trimestre, sendo 39 filhotes e 12 adultos, e estão disponíveis para doação outros 80. O serviço de fiscalização atendeu 53 denúncias em janeiro, 32 em fevereiro e 38 em março, sendo 42 delas realizadas por meio do telefone 0800 7707702.
 
Inaugurado em abril de 2009, o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses, que completa quatro anos de atividade, surgiu com a proposta de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas prenhes, cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares. Quatro meses depois, em agosto, o Centro iniciou o programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com as associações de proteção a animais, sendo que três delas permanecem até hoje: a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (Upar) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (Gapa).
 
Os procedimentos são realizados por uma médica veterinária e para ter acesso ao serviço as famílias passam por uma triagem e não podem ter renda superior a dois salários mínimos. A entidade faz o cadastro e encaminha à Secretaria de Urbanismo para o agendamento das castrações. Cada semana uma entidade é responsável por selecionar os animais que são encaminhados para a cirurgia.
 
No ano passado o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses passou por reformas e foi ampliado. O prédio ganhou baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse, e construção de um espaço para recreação e banho de sol voltado aos filhotes. Novas reformas também estão previstas para este ano.
 
Para mais informações, o telefone do Centro de Reabilitação Animal e Zoonose é 3936-2782.
 
Informações: Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário